O que é Python?
Python é uma linguagem de programação script, interpretada, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte.
Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.
if x == 1:
#A indentação é obrigatoria no Python.
print("x is 1.")
A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional.
Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade.
Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.
Python é uma linguagem de propósito geral de alto nível, multiparadigma, suporta o paradigma orientado a objetos, imperativo, funcional e procedural.
Possui tipagem dinâmica e uma de suas principais características é permitir a fácil leitura do código e exigir poucas linhas de código se comparado ao mesmo programa em outras linguagens.
Devido às suas características, ela é principalmente utilizada para processamento de textos, dados científicos e criação de CGIs para páginas dinâmicas para a web.
Foi considerada pelo público a 3ª linguagem "mais amada", de acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Stack Overflow em 2018, e está entre as 5 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk.
Usando o Python
# ou
Ctrl + D
print(item)
print("A é maior que 2")
horas = float(qtd_horas)
taxa = float(valor_hora)
{"if horas <= 40:"}
salario=horas*taxa
else:
h_excd = horas - 40
salario = 40*taxa+(h_excd*(1.5*taxa))
return salario
with open("diretorio/arquivo.csv", "r") as entrada:
ler = csv.reader(entrada)
next(ler)
for linha in ler:
print(linha)
Nota : O nome Python teve a sua origem no grupo humorístico britânico Monty Python.